Princípios do Culto de Yezam

*      O
Culto de Yezam consiste em ritos surgidos no Continente Africano por volta de
4.500 anos antes de Cristo, Seu surgimento se originou da coalisão formada
pelas etnias Shisher-Ikú, oriunda das chamadas Selvas de Mayombe, cuja
localização geográfica se encontra ao Norte do Rio Congo, atualmente o Zaire.
Seus integrantes são conhecidos como os Pigmeus Bosquímanos

Mapa político Africano

       Assim
mesmo, a outra etnia que formou esta união foram os Mandingas, cujo extenso
território compreende a área que hoje ocupa a Republica Central Africana Zaire
e a República de Angola, Ruanda e o Congo.

      É
importante destacar, que estes acontecimentos ocorreram aproximadamente na
mesma época em que no Egito, estava se  realizando
a construção da grande Pirâmide de Quéops e ao mesmo tempo, do outro lado do
planeta em um desconhecido Mundo Novo, os Astecas realizavam um grande êxodo
através da Mesoamérica, buscando um novo assentamento, até se estabelecerem na,
depois famosa, Cidade de Tenochtitlán.

      Por
outro lado, os grupos Shisher-Ikú e Mandinga, com impulso arrasador, foram invadindo
todos os países da África Ocidental até as costas da Guinea e estabelecendo um poderoso
império na Cidade de Abomey, Dahomey também conhecido nessa época como o País
Nagô.

Guerreiros Zulus
      Este
poderoso vinculo foi conhecido como o Império Shisher-Ikú/Mandinga e eles
criaram o famoso Culto à Divindade chamada Ozanyin, conhecido tempos depois
como Ozain. Conseguiram expandir com feroz repressão este Culto, ao longo desse
Continente realizando constantes invasões violentas, criando assentamentos em
diferentes regiões das quais, a mais conhecida, é a realizada na África do Sul,
chamada de Império Zulu. Governado pela Mandinga Chaka N’Go Bembo.



Tribos Zulus
      Por
causa dos excessos dos Sacerdotes, guerreiros deste cruel império, destruíram a
si mesmos por meio de um dos seus Sacerdotes chamado Hunon Dagboel de origem
Hula, que levaram uma guerra de tal magnitude contra seus acólitos, que era conhecido
como a Guerra dos Sete Poderes Africanos da Mão Poderosa …

 

      Hunon
Dagboel acabou com os sacrifícios de animais assim como também incorporou o
termo Ala Wowwo  que significa: Babalawo
Maior, Patriarca da Nação Arará. Ele foi o fundador do Culto a Divindade
chamada Olokun,  foi quem ergueu um
templo em Abomey. Por sua vez, converteu o Culto, até então muito primitivo, em
um sacerdócio amplo com variada criação de cinco tipos de caracteres criptográficos
(Escrituras), cerca de quinze tipos de Tabuleiros de diferentes formas e
tamanhos, criando, assim, o chamado Boghoddo , um grande sistema oracular
composto de Goddos (Correntes que possuem
8 0 9 peças de cada lado),  M’Bomas (esferas)
Otás, Cauris, Cristais de quartzo, etc …

 
      Sua
liturgia tem a característica de usar diferentes métodos, por exemplo: Encantamentos,
Feitiços, Conjuros, Sinais Manuais, Hexágonos, Assobios, Sinais Acústicos, Confisco
de Sinais Funestos e Poderes de outras religiões de origem Africana. Já que
suas raízes vêm do chamado Vodoo, surgiu em Dahomey (hoje Benin) na Época do
Império Shisher-Iku – Mandinga. Orações e outros oráculos como Gunmas
(Banderas). Horários determinados, bem como as condições meteorológicas, Faces
e Movimentos dos Astros.


      Sua Cosmogonia
(princípios Religiosos) se baseia na rendição ao Culto aos Chamados Antigos Deuses,
que adoravam diferentes culturas de todo mundo, embora com diferentes nomes. Muito
antes que faria sua aparição da religião Católica com o habitual dogma de fé no
único Deus. Sua crença baseia-se na divisão do universo em nove etapas ou
níveis, cada uma governada por uma ou mais divindades, o qual foi chamado de Moggum
(Panteão das Divindades)

      Neste
culto existem várias categorias de Principados e Sacerdócio, em que a máxima
hierarquia representa o Ala Wowwo, no caso de homem e da mulher, a Dobbana
Boressa.  Pois não existe nenhuma
discriminação de sexo para as mulheres, uma vez que têm um papel na adoração
preponderante no Culto, pois tem acesso ao sistema Oracular e ao Litúrgico.

Dobbana Boressa Messecam  Meyé Akofére Lesso Solange Buonocore , primeira sacerdotisa do Culto de Yezam no Brasil.
       Este Culto
obteve o nome Culto de Yezam, que é assim como se denomina sua Cerimonia
Suprema e posse da capacidade de entregar 50 Poderes, 10 Poderes Primários, 30
Superiores, 7 Supremos e 3 Supra Ní Abberilo.

      De
maneira que o Culto veio a Cuba por meio dos escravos pertencentes à etnia
Mandinga estava em vigor desde a década de 50, em que seu máximo expoente
chamado Agustin Hernandez, trabalhou sozinho com seu lado primitivo, ou seja,
com a Divindade Ozain, até seu falecimento no final do século passado.




Sumo Sacerdote do Culto de Yezam  Ala Wowwo Mesecam Meyé Dagoberto  Isaac Cordero Quirino     


      Fui iniciado no Culto de Yezam pelo patriarca
octogenário chamado M’Benya Bakinguela, na aldeia de N’Noki, região de M ‘Banza
Congo, Angola, em 12 de Fevereiro de 1977. Durante anos  dediquei-me a realizar
um trabalho exaustivo desde o ponto de etnológico, histórico e antropológico deste
Culto milenar.

      Tenho
escrito atualmente 14 livros, no qual, sem dúvida, são recolhidos fielmente os
mínimos detalhes históricos e antropológicos.

Também
apoiado na rica tradição oral, dos anciãos de 
diversas regiões do Continente Africano. Além de que, os livros possuem
valor oracular, pois cada um deles constitui uma ferramenta de trabalho para os
nossos sacerdotes e os nossos fiéis Seguidores. Devido a isso, este é o motivo
porque o Culto de Yezam possui  2.000
Ozawas (Caminhos ou Sinais), a escritura Okuta, a Orwa, a Bawajdda, Korem e a
Berilo, são 5 escrituras no total.




       De modo
que no ano de 1994, viajei a Cuba e apresentei o Culto ao escritório da
UNESCO Regional de Cuba, presididas pelo Dr. Van Hoff como projeto comunitário denominado
“Resgate, Preservação e Revitalização da Regra de Ozain em Cuba”. O projeto foi
patrocinado pela prestigiosa Instituição conhecida como CENCREN, localizada no antigo
Convento de Santa Clara, promotora da preservação de monumentos históricos e do
património cultural e material e imaterial do país. 

 




Razão
pela qual o projeto foi classificado como Pesquisa Aplicada para o Desenvolvimento.
 
O Escritório da
UNESCO o classificou como Património Mundial a Humanidade.
A Fundação Antropológica
“Fernando Ortiz” o incluiu no Programa Ramal “Rota do
Escravo” da UNESCO.




      Hoje,
apesar de terem sido iniciados centenas de Sacerdotes e Dobbanas, com milhares
de seguidores leais tanto no país como além de suas fronteiras. O culto não
aspira por um abundante número de pessoas como em outros Cultos, pois se exige estrita
disciplina em seus trabalhos e estudos. Devido ao fato que o Culto é de caráter
esotérico, animista e mais metafísico do que religioso, com base nas inexoráveis
mudanças e Leis do Universo.



“OS SEGREDOS NÃO MORREM, DORMEM ATÉ



QUE ALGUÉM OS DESPERTE…” Hunon Dagboel



Dagoberto Isaac Cordero Quirino

Dr. Em Ciências Teológicas, Antropólogo,

Etnólogo e Historiador, Jornalista,

Venerável Ala Wowwo de Yezam

Samyer Phurull

* Traduzido do original

Este post tem 6 comentários

  1. Solange Buonocore

    Boa tarde Gisela.

    Infelizmente ainda não temos uma edição de livro, mas brevemente o Alawowo estará aqui no Brasil onde lançara seu primeiro volume sobre Yezan e os Orixás. Assim que tiver uma data comunicarei.

    Grata pelo interesse.

    Abraço,

    Mãe Solange.

  2. Unknown

    Dobona como poderia conhecê la. Sou Yawo e abomino sangue.

  3. D'Oxagian

    Boa noite!

    Gostaria de saber onde encontrar casas de Yezam em São Paulo. Busco pelo conhecimento direto do culto e gostaria de participar. Peço que, caso tenham essa informação disponivel, por favor compartilhem! Sou de Oxaguian e iniciado na minha casa que é uma mistura de Candomblé com Umbanda, mas busco por um lugar que tenha as tradições de ketu para me aprimorar, infelizmente não frequentando nenhuma pelo fato do sangue me deixar ruim.

    Caso puderem enviar qualquer informação para o email lirissato@hotmail.com fariam uma caridade que eu não teria como agradecer de tamanha diferença que faria para mim, restando somente a gratidão de coração exposta em palavras, que deixo neste texto desde já.

    Gratidão!

  4. Solange Buonocore

    Boa noite D Oxaguian.

    Na pagina tem um contato para e-mail, com prazer poderei esclarecer a vc sobre o Culto de Yezan.

    Abraço,

    Mãe Solange.

  5. Unknown

    Eu gostaria muito de saber mais sobre o culto yezan como faço

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