Vibrações……Sintonias


           Como somos uma antena, captamos várias vibrações. Passei perto de uma pessoa me deu uma tontura. Entrei em na casa de um amigo me senti mau, aflito não via a hora de sair. Esta é uma vibração ruim, uma estação que não gosto.
            Vamos mudar de estação: tomando banhos, defumando, fazendo algo para limpar aquela vibração, ou seja mudar a sintonia.
             Fui a casa de uma amiga e senti uma grande paz , que casa gostosa, clara, arejada. Nossa como esta pessoa é simpática, agradável, passaria horas conversando com ela. Esta é uma vibração boa. Esta rádio eu gosto .
           Recebemos vibrações tanto de espíritos desencarnados como encarnados. E como vamos saber se a vibração que sinto é de um encarnado ou desencarnado? Desenvolvendo nossa sensibilidade.
          Tem pessoas que já tem isto desenvolvido, e outras adquirem com o tempo de trabalho espiritual. A estas pessoas chamamos de médium sensitivo.
           Nos Estados Unidos estes médiuns ajudam muito para desvendar crimes, aqui  no Brasil esta prática no Estado de Pernambuco já é usada com reconhecimento jurídico.
           
           Os Terapeutas e profissionais da Saúde tem este  tipo de mediunidade mais desenvolvida. Por lidarem com pessoas, que são espíritos encarnados, estão lidando diretamente com esta energia, que pode ser boa ou ruim. Independente da vibração do paciente, o Terapeuta pode atrai uma vibração que esteja  presente com esta pessoa. Por exemplo: um espírito desencarnado.
         Este tipo de médium é muito sugado, pois quando esta tratando alguém esta dando sua energia e ao mesmo tempo recebendo energia da pessoa. Se for uma vibração positiva  todos ficam bem, se for uma vibração negativa o Terapeuta sente-se fraco, cansado, irritado e o paciente, as vezes melhora e dependendo do caso não alcança melhoras.
          Nestes casos temos que mudar de estação, cuidando-se com banhos, defumações etc…
      As vezes o Massagista, o Fitoterapeuta, ou Acumputurista no meio da seção muda algo, sendo ele sensível pode receber vibração de espíritos de luz que o ajudam no tratamento daquela pessoa, não sendo necessário ele ser médium de incorporação.
           
        Como já vimos os espíritos trabalham em conjunto conosco, tanto faz incorporar ou não.
Médium de Efeitos Físicos.
        Estes se dividem em dois tipos :

ü      Os naturais, que são aqueles onde os fenômenos acontecem involuntariamente, muitas vezes quando estão em repouso;
ü      Os facultativos, eles que provocam os fenômenos. Exemplo:  URI GUELER.
 
Os Médiuns  Videntes  
        São aqueles que tem a capacidade de ver os espíritos , aura das pessoas,
Clarividentes  
           
      São aqueles que vêem  acontecimentos  do futuro e do presente que estejam acontecendo em outro lugar, por exemplo:  outro País.
Auditivos 
         São aqueles em que conseguem ouvir sons de outra dimensão, vozes de espíritos, músicas .
         Não confundir com Esquizofrenia, que é uma doença mental. Nem sempre o Esquizofrênico é  doente , mais na sua maioria o é.
Psicografia    
        São médiuns que escrevem mensagens dos espíritos, tem dois tipos de psicografias :
v     As mecânicas que são aquelas em que o médium não sente  incorporação, ele é um instrumento      mental, os espíritos usam apenas  sua mente.
v     Os semi-mecanicos que são aqueles em que os espíritos usam a mente e o braço do médium, que chega a ficar adormecido enquanto ocupado como instrumento das entidades.
     O mesmo processo é para a pintura mediúnica, tendo acontecido em alguns casos a incorporação total.
 Médiuns curadores
        São aqueles que tem o dom da cura. Tanto faz ser por método de incorporação, ou de toque na pessoa, passando energia curativa. Este também é um dos casos mediúnicos de Terapeutas.

Sonambulismo
       É um tipo de mediunidade onde muitas pessoas, quando tem que desenvolver , quando criança se manifesta com o sonambulismo. Mas a casos em que este tipo de mediunidade se desenvolve  involuntariamente. A pessoa chega na fase adulta e continua  com  sonambulismo . Conversa com espíritos em voz alta, tendo visão total do espaço físico. Exemplo: a pessoa sabe o que acontece na sala, no quintal, quem chega e quem sai. É intermediaria entre os espíritos e as pessoas, dizendo o que pode vir a  acontecer .
        Este é um manifesto do próprio espírito da pessoa, não havendo incorporação, mesmo que pareça ser.
 Intuição
       Esta é a faculdade mais comum entre os médiuns, sendo que alguns a tem mais desenvolvida. È um tipo de mediunidade que faz parte de todas as outras. A intuição é aquela voz que fala dentro da gente:  
ü      vai e faz ,ou não faz;
ü      esta pessoa é confiável, esta não é.
      Aquela intuição que mãe tem. A mulher é mais privilegiada do que o homem nesta parte intuitiva, é o sexto sentido feminino.
     As pessoas que trabalham com Oráculos, Tarô, Runas, Jogo de Búzios, Quiromancia, já nascem com esta mediunidade mais desenvolvida.
     Temos que tomar cuidado para não misturar a intuição com pensamentos, o que ocorre muito, mesmo com pessoas já bem desenvolvida e com intuições vindas de entidades. A intuição própria e a vózinha que te fala. A intuição de uma entidade é aquela em que você pensa, ou diz uma coisa e faz outra.
Psicofonia
      É a mediunidade da fala, isso acontece muito com sacerdotes, quando falam aos fieis. Normalmente falam  e quase não se lembram de tudo o que foi dito. Isto acontece também com grandes oradores, professores. É uma mediunidade que também só usa a mente, não é incorporação.
 Para finalizar: qual é a responsabilidade do Médium?
            O médium de incorporação é o mais cobrado em suas responsabilidades, pois dele depende a sua evolução pessoal e de seu companheiro espiritual. Por este motivo sua espiritualidade tem que estar sempre em crescimento, para que haja uma integração de clareza entre ele/médium e espírito, para ter o que oferecer aqueles que vem em busca de ajuda e de luz. Afinal é um compromisso feito em outra dimensão para ser executado neste plano terreno. Este tipo de entendimento deve ser para todos os tipos de médiuns, afinal cada um tem uma missão a cumprir.
        O médium tem que ter cuidado com o fanatismo, coisa que o leva, a incorporação de espíritos aproveitadores. Achando-se até que o médium esteja mistificando. A mistificação não existe, lembrem-se que somos uma antena e se estivermos mau sintonizados atrairemos um espírito de uma baixa freqüência. O fanatismo é um deturpador mediúnico.
Nossa  Energia
            Vamos entender esta energia ? Você escuta sua avó dizer,desde que se entende por gente.
       — Leve esta  criança para benzer que o que ela tem é quebranto.
           O que é o quebranto? É a energia que recebemos de pessoas, alimentos ou aromas contrários a nossa energia . O excesso de admiração dá quebranto, se for uma energia mais alta do que a nossa, é o que acontece com os bebes .Quando sentimos um perfume forte, ou comemos algo que não cai bem, isto é quebranto.
          E o que é a Inveja?
         
         A inveja é a energia negativa, enquanto o quebranto trás o mal-estar por uma energia mais forte que da pessoa por admiração, a inveja traz  por um sentimento de inferioridade, falta de competência. A pessoa invejosa sente-se diminuída .
      – Porque ela tem e eu não tenho? Um bom emprego, um bom casamento, amigos , alegria de viver etc…?
        Portanto ao recebermos estas energias não ficamos bem. No caso do quebranto vamos a benzedeira e melhoramos, na inveja temos que cuidar da boca, ficar com ela fechada e alguns cuidados para estar afastando esta energia que na maioria das vezes não deixa nossa vida andar. Porque a pessoa que nos inveja pensa, e toda vez que pensar em nós vai pensar de forma negativa.
      O perigo é que nunca sabemos qual é o pensamento das pessoas. Você compra um carro novo e vai mostrar para seu irmão todo empolgado, ele diz.
    — Que legal que bom , fico feliz por você.
        Ele diz isto , mas será que sente isto? Será que no fundo do coração, sente não poder ter um carro igual ao seu? Ou sente-se incapacitado por não conseguir um?
        Pois é:  inveja é um sentimento. Este sentimento gera uma energia , que todos nós médiuns recebemos, acreditando ou não.
     Dependendo da sensibilidade do médium ele vai desenvolvendo suas capacidades mediúnicas, cuja  capacidade  depende do grau de conhecimento , entendimento e espiritualidade.
A palavra chave para todos nós, que somos médiuns, sem exceção é :
ESPIRITUALIDADE.
            

Este post tem 11 comentários

  1. Dedéca

    Mãe,
    Obrigada por esta postagem tão esclarecedora!Mas uma dúvida: como vou diferenciar o meu pensamento da minha intuição? Existe uma diferença, ou com o tempo vou desenvolvendo melhor esta forma de mediunidade e vou saber diferenciar? Existe algo q posso fazer para desenvolver mais este tipo de intuição? Sonhos são também uma intuição?
    Obrigada!

  2. Unknown

    olá , meu nome e matheus tenho muitas duvidas ainda sobre umbanda !
    olha ja tem 2 meses que estou indo no centro espirita e ja estou me desenvolvendo ja tem 1 mes , como conheci o centro , estava com alguns sintomas como por exemplo , falta de ar , aceleraçao nos batimentos cardicos , tontura , enjoos , tremores no corpo , meu corpo desligava como se fosse queda de preçao , mal estar , entre outros , parecia uma sidrome do panico ou ate mesmo depressao , fiz todos isames medicos consto que nao tinha nada nada mesmo , e eu ja tava ficando loco quando um dia um amigo meu que vai nesse centro me topo e nois converso ai eu fui com ele pra conhecer e tals fizerao a limpeza em mim durante 1 mes que foi 1 vez por semana , ai o pai joao que e um baiano que e um entidade que trabalha la me disse que sou medium e que era pra vir ja desenvolver que e nas terça – feira ai fui primeira vez que me giro ja incorporei o preto velho , mais como era a primeira vez fiquei com muita duvida pois sentia a radiaçao a vibraçao so que estava muito consiente ai fiquei em duvida se ele estava ali ou era eu mesmo oks , ai passeia a semana estudando mais o preto velho e tals perguntei para algums amigos do centro como consigo fala com ele ai eles falo pra mim pergunta pra ele o nome dele e tals , fis isso na segunda semana oque que aconteceu ele veiu mais fraco radiaçao fraca e eu fis as pergunta para ele nao fui respondido ai fiquei com mais duvida ai conversei com o pai joao onde ele me falo pra mim concentrar mais e esquecer como pular nun rio ai oks na terceira semana eu muito concentrado e tals senti muito forte a radiaçao e vibraçao muito forte ele veiu denovo meu preto velho so que senti a radiaçao e a vibraçao dele somente de olhos fechado se eu abrir o olho eu fico normal ai na terceira semana veiu tbm o meu cabloco
    so que radiaços e vibraços mais fraca ai passei a semana estudando mais ai ontem que foi dia de desenvolvimento veiu o meu preto velho com radiaçao fortissima e vibraçoes so que eles ainda nao fala comigo e nem manda mensagem como uma imagem ou algo parecido isso somente de olhos fechado meu cabloco veio muito forte tambem radio muito so que nao comunico comigo de novo so que meu preto velho acho que foi uma mensagem ou coisa da minha imaginaçao mesmo uma imgem de um velho com chapel e que tinha so um dente ok as combonas disse pra mim compra um chapel pq ele pediu agora nao sei se era eu ou ele mesmo sabe ou e coisa da minha cabeça ai veiu o meu baiano ontem pela primeira ves so que achei que foi tao eu nao senti muita vibraçao dele queria saber de voce oque voce pode me explicar melhor como eu possso conversar com meus guias como posso saber que sao eles ali mesmo oque faço pra ficar mais tranquilo que sao eles e queria receber algumas mesagem deles pra mim ficar mais tranquilo e tenho duvida tbm se a radiaçao e as vibraçoes sao so de olhos fechado pq so sinto quando estou de olhos fechado se eu abrir fico normal e vejo tudo normal e esculto tbm sera que falta de concentrar mais e quando começar a sentir as vibraçoes e as radiaçoes esperar elas supitar igual uma garrafa cheia de agua sera , e tbm nao acendi velas ainda pra mim ninguem nem pros meus guias e nem pro meu anjo da guarda sera que pode ser isso tbm ? me de uma luz por favor porque gosto muito do meu centro e da umbanda /

  3. Solange Buonocore

    Olá Matheus.

    Cada médium tem um um tempo, um sintoma. No início é assim mesmo……horas uma vibração maior ,horas menor até que fique td equilibrado……energia do médium com a energia das entidades.Tenha paciência, não se preocupe com os olhos, na hora certa ele abriram seus olhos e não ponha atenção em sua vibração . A melhor forma é na hora que vc for virar não pensar em nada e deixar a coisa acontecer. Caso não consiga ficar sem prestar atenção ……pense em um lugar bonito….Mar , Mata , Campo isto te ajudará.Quanto acender velas não tem nada com seu desenvolvimento…..é bom iluminar seu Santo e suas entidades aproxima eles a vc fortalece a ligação entre vc e eles..Continue firme trabalhando com suas entidades que muito em breve vc estará td bem.

    Um abraço.

    Mãe Solange.

  4. Unknown

    Queria tirar uma duvida. Acho que já mandei essa questão, mas não sei se foi, então vou mandar de novo.
    É normal quando se incorpora, sendo médium consciente, vc conseguir se mexer? Pois eu consigo e isso me deixa confusa. No caso, eu que controlo a entidade, entende? Isso é normal, ou estou mistificando?

  5. Solange Buonocore

    Boa tarde Maria, td bem?

    Não recebi sua sua primeira questão.Mas tudo tem sua hora não é?

    É normal a entidade se movimentar…….dançar, andar, pegar uma criança no colo.
    Voce não esta mistificando, pode interferir…….tanto para a entidade se mexer como não. Procure não prestar atenção na entidade e ser mais livre para que ela possa se movimentar ao seu jeito.Vou te dar um exemplo…….Um caboclo pode querer ficar com a mão para traz e vc querer que ele fique com a mão para frente. Se vc estiver sem atenção no que ele vai fazer ele vai por a mão para traz e vc mesmo que queira não consegue por a mão para frente. Entendeu ? Todo medium tem que procurar ficar o mais possível desligado da entidade para não interferir. O desenvolvimento é isto chegar a um equilíbrio entre medium e entidade. Quando vc virar procure não pensar na entidade e nem em por atenção do que acontece a sua volta. É um processo que vai ajudar muito.
    Esqueça que vc esteja mistificando…isto só atrapalha.

    Um abraço carinhoso

    Mãe Solange.

  6. Rosângela Machado

    Boa Tarde Mãe Solange.Me chamo Rosângela. Tenho 47 anos e desde os 20 anos sou apaixonada pela Umbanda mas até então não tinha encontrado nenhuma casa onde eu realmente me sentisse bem. Tenho frequentado as sessões e decidi que quero entrar para essa casa. Trabalhar. Ajudar as pessoas. Mas como no momento estou desempregada quero primeiro começar a trabalhar para depois me dedicar a religião. Sempre quando vou as sessões tenho dor de cabeça e arrepio. Bom…essa semana fui em um dia que tem desenvolvimento. Fui apenas para assistir,Mas aconteceu algo muito chato que me deixou muito insegura e com medo. Primeiro cantaram os pontos dos caboclos para chamar as entidades daqueles que estavam na corrente. Depois começaram a chamar os Exus. Um dos filhos da dona da casa(filho biológico) recebe o Exu Caveirinha(sou apaixonada por esse Exu que sempre me orienta e me ajuda). Nesse dia ele chegou, ficou um tempo ajudando no desenvolvimento e eu sentada no banco observando tudo) De repente vi quando o Caveirinha se dirigiu a porta, fez aquele sinal no chão, deu um giro e o cavalo simplesmente caiu de costas no chão. Nesse momento eu estava vendo e mais 1 pessoa da corrente que quando o Exu fez o sinal no chão essa pessoa pegou um copo de água mas não deu tempo e o cavalo acabou caindo. Ainda bem que não aconteceu nada tão grave. Ele ficou com dor nas costas e cabeça. Aí eu lhe pergunto: esse menino nasceu no meio da religião. Já recebe o Caveirinha que trabalha muito bem, orienta e dá passes. Naquele momento o Caveirinha não estava vendo que naquele momento que ele estava indo embora não tinha ninguém na porta para auxilia-lo a subir? Estou impressionada com a cena que vi e estou muito insegura e com medo pois não quero que isso aconteça comigo. Quero muito entrar para essa casa. Tenho muita fé e confiança nas entidades que lá trabalham. E já presenciei também(em outros lugares) entidades indo embora da materia que a gente nem percebe quando vão embora. Peço lhe uma explicação se isso é normal acontecer, Se por falta de atenção dos médiuns que não estão incorporados(como foi o caso) a entidade ir embora e derrubar o cavalo.

    Um grande abraço e muito Axé.

  7. Solange Buonocore

    Olá Rosangela, td bem?
    Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora para responder, mas estive com obrigação na casa e ai não da para ir pra o computador…..Pelo o que vc me descreve realmente existe algumas falhas quanto a desencorporação dos mediuns.
    Todos nós quando incorporamos, temos um choque de energias…..para vc entender melhor…..O médium tem que sentir alguma coisa sim, desencorporar sem manifestação alguma é sinal de pouca vibração, desencorporar e se jogar para traz a ponto de cair, é sinal de ma desencorporação. Nem tanto mar nem tanta terra. Nós no Candomblé, usamos o termo Barra Vento, que é justamente este ajuste de energia, da entidade com o filho.Algumas situações neste aspecto são criadas por deduções erradas ……Não sei se vou me expressar bem….Ha médiuns vaidosos que se acham melhor e que suas entidades saõ melhores. No Kardecismo por exemplo uma incorporação sem choque, é porque a entidade é de muita luz,….fica imperceptível esta incorporação. Ja na Umbanda quanto mais o médium se sacudir, mais forte é a entidade.No caso deste Exú ter ido embora e derrubado o médium é falta de orientação do dirigente da casa. O alicerce de um bom médium é o desenvolvimento , nesta fase, a pessoa que esta fazendo este trabalho, tem que ir conversando com a entidade …….não derrube seu filho mantenha ele em pé firme etc…
    Desta forma a entidade e o filho vão se equilibrando para uma boa incorporação, sem traumas para o filho. Qualquer pessoa ,ficará assustada e não vai querer se desenvolver assistindo uma sena como esta.Já que vc gosta da casa e confia nas entidades, espere um pouco para entrar, questione o dirigente como se processa o desenvolvimento, para que vc sinta-se segura quando for começar seu caminho espiritual.
    Espero ter esclarecido vc sobre este assunto, estou a sua disposiução para poder ajuda-la.

    Um abraço ,

    Mãe Solange.

  8. Unknown

    boa tarde Mãe Solange, chamo me waldineia tenho 30 anos vivo em portugal tenho muitas duvidas , pois fui ao um pai de santo aqui em portugal ele disse-me que sou médium e tenho uma padilha que me guia mas também disse que ela esta de costas voltadas para mim, e que tenho que fazer oferendas senão ale não me deixa seguir , fiquei na duvida pois se e minha guia não devia ajudar me e deixar me caminhar ? o que faço neste caso ofereço aquilo que ela quer ? obrigada

  9. Solange Buonocore

    Ola Waldineia,

    Desculpe a demora pela resposta.

    No meu ver, tem alguma coisa errada. Ninguém pode dar o nome de uma entidade que é de outra pessoa. Todos nós temos um Orixá, que por sua vez tem um Exú que é seu mensageiro. Eles estão para nos ajudar, tomar conta de nosso caminho. Podem pedir uma oferenda? Podem sim, mas nunca virar as costas para pessoa. Eu aconselho vc a comprar uma bebida como …vinho branco….. e oferecer a ela todas as segundas feiras, acenda uma vela pequena branca e faça seus pedidos a ela. Não importa o nome dela. Refira-se a ela …..Minha Velha….é uma forma de respeito, amizade por ela. Tenho certeza que ela vai te ajudar abrindo seus caminhos e lhe protegendo .

    Um abraço com muito Axé.

    Mãe Solange.

  10. Unknown

    Makuiu Mãe Solange!
    Eu comecei a frequentar uma casa e lá me informaram que eu tenho uma cigana que quer trabalhar. Sempre vi e senti coisas estranhas. E já sonhei incorporada dando gargalhadas. Gostaria de saber qual e o proximo passo?

  11. Solange Buonocore

    Mukuiu no Zambe Fernada.

    O próximo passo é você : Se você gostou da casa, sente-se bem converse com o dirigente e peça para fazer parte da casa.

    Um abraço com muito Axé.

    Mãe Solange.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.