Hoje dia 24 de setembro, seria aniversário de meu Zelador, estaria completando 95 anos de idade. Muito me orgulho de ser sua filha. De ter tido a oportunidade de aprendizado dos fundamentos dos Orixás, que me levaram a dar continuidade a sua casa, Axé que existe a 52 anos. Pai Mané como era conhecido, tinha um Ory iluminado. Homem de grande espiritualidade,que me ensinou a dar os primeiros passos para a evolução interior. Costumava dizer: Ory é o maior Orixá . Só ele pode aceitar ou não. Se Ory não aceitar Orixá não pode aceitar tambem, porque Orixá não interfere em nosso livre arbítrio. Dizia ele…portanto minha filha trate de melhorar, crescer, mas não em tamanho , em seu interior. Só assim voce se aproximara mais de todos os Encantados. Tenho certeza, que meu Pai Mané me encaminhou até seu sucessor, Pai Agenor, o qual tinha a mesma forma de ver, pensar, respeitar, esclarecer, ajudar, ensinar a quem o procura-se. Lembro-me da primeira vez que fui a casa de Pai Agenor…. ele olhou para mim e disse: Seu Pai era uma pessoa muita evoluida, de muita luz e Zelador de muito respeito aos Orixás e soube criar a senhora. Aquele dia , senti que tinha encontrado meu segundo Pai. que por coinscidência faria 103 anos dia 8 de setembro. Agradeço ao meu Pai Mané por ter sido firme comigo, me mostrando sempre o caminho para uma boa conduta de respeito, honestidade, verdade sobre os Orixás e principalmente o discernimento para minhas escolhas de vida. Por ter me ensinado a amar a Natureza, os Encantados e tudo que recebo do Universo.
Esta é uma pequena homenagem a meu amado Pai. Pois a maior homenagem que posso lhe fazer é seguir firme com seus ensinamentos e preservar o Axé da nossa Casa o qual ele me confiou.
Sua Benção meu Pai, hoje e sempre. Que no Orum , lhe façam uma grande festa, repleta de muito Axé .
IYÁ Solange de Oxoce.
Que lindo…que lindo. Somente uma Filha que tem sentimentos verdadeiros de Amor, Carinho e Respeito é capaz de expressar o Amor, o sentimento mais puro e verdadeiro que existe no Universo na forma de texto, e todos aqueles que puderem ler conseguirem perceber.
Mãe, não conheci pessoalmente meu Avô, mas a filha que ele nos deu consegue, não só apresenta-lo à todos, como também manter viva sua memória…sua presença, ao ponto de mesmo para quem não tenha tido contato com ele, sentir sua presença e Ama-lô. Mãe a Senhora faz isso, não só com as encantadas narrativas sobre ele, mas quem a Senhora é, o respeito que tem por Santo…pela Natureza, a Seriedade e Responsabilidade por cuidar de cada um de nós e de todos nossos Orixás. Esse Axé que já era da Senhora e que tão bem ele lapidou e nos presenteou.
Sinto muita honra em ser seu filho. A Senhora é o exemplo a ser seguido…de Amor , Carinho e Respeito, por quem nos cria…nos dá uma nova vida. Te Amo.
Mukuiu Mãe
Por mais que eu não tenha conhecido meu avô Mané, tenho a certeza absoluta que ele não poderia ter feito melhor escolha ao designar a sra como zeladora de Orixás da nossa casa para dar continuidade em tudo que ele plantou de Axé e conhecimento durante sua vida como zelador de Orixás.
Agradeço sempre por ter tido a oportunidade de conhecer nossa casa logo de princípio e por ter a sra. como minha Mãe, pois sei que nas mãos da sra meu Ory está e estará sempre bem cuidado, tanto pela base de luz, sabedoria e Axé, quanto pelo amor e carinho que a sra vem construindo e dedicando a cada dia em sua jornada.
Com certeza o vô Mané se orgulha todos os dias por ter feito uma escolha tão sábia e por ter uma filha tão maravilhosa, iluminada e fiel aos Orixás como a sra.
Te Amo Muito !
Sua Sempre filha,
Karina
Só assim conseguimos entender e mensurar o motivo de tanto Amor, Dedicação e Axé. Isso vem de longe, um ensinamento único que vem sendo multiplicado e Vivido…
Vô Mané, Parabéns, seu trabalho foi muito bem feito, pois Hoje temos uma Mãe com "Z" maiúsculo, de ZELADORA, graças a sua Luz, Paciência e Dedicação…Obrigado ! ! !
Obrigado Meu Pai Oxalá por ter me colocado no caminho Deles, sou feliz e me sinto privilegiado por conviver nesse Axé !
Mukuiu Vô Mané e Mãe.
Puxa, que linda surpresa quando li que seria aniversário do Vô Mané. Minha querida Mãe, obrigada por falar dele com tanto amor, pois assim podemos senti-lo e mesmo para mim, como muitos, que não pude conhecê-lo pessoalmente, tenho um amor e uma gratidão imensa pela existência dele, por tudo o que ele plantou e que generosamente os Orixás nos permitem usufruir. Mãe, obrigada pelo exemplo, ensinamento, atitude. Amo meu Avô, amo a Senhora, muito!
Eliana
Agradeço aos Orixás por ter tido a oportunidade de conhecer o Pai Mané e dele ter sido meu Pai por um breve tempo, mas que tenho as melhores recordações possíveis, principalmente pelo zelo q ele tinha comigo, com meu desenvolvimento espiritual! Lembro-me q uma vez eu disse pra ele: "Pai, quero fazer o santo com 11 anos e eu sei que vou ser da Yansã!" E ele com toda sua sabedoria, respondeu: – " Você vai fazer o santo sim, não sei se com 11 anos, mas vai fazer o santo… Agora se você vai ser filha de Yansã eu já não posso te falar…"
Pois é, Pai, sou filha de Odoya com muito orgulho! Pai, ainda não fiz o Santo, mas sei q vou fazer na hora certa, até porque o já que o Sr. mesmo disse q sim… Hoje estou em uma busca diára de minha evolução, da melhora do meu Ori, do meu crescimento espiritual,mas o que eu descobri é que dia e noite, noite e dia, estou ao lado dos Orixás, que sou muito abençoada por eles! Que minha Mãe Odoya escolheu o Barracão para doar o seu Axé, para o meu aprendizado e crescimento, mas acima de tudo, por ser uma casa q tem um Axé que é poderoso, e esse Axé iniciou com o SR. Tenho uma Mãe Maravilhosa, a sua Ialá, que com muito amor no coração, seguiu com a sua missão e distribui para todos muito amor, carinho, Axé e sabedoria! Sou muito feliz, por ter sido recebida em sua casa ainda quando criança e continuar até hoje… Tenho certeza q o Sr. esta sempre ao meu lado e sou muito grata por tudo isso… Um beijo bem grande para o Sr., Mukuiu Pai Mané e também um beijo e Mukuiu para a minha Amada Mãe Solange.
A filha q os ama muito,
Denise
Mãe
Apesar de tê-lo conhecido, infelizmente não tive o prazer de compartilhar uma convivência próxima do Avô Mané, e a única lembrança mais viva que me vem, infelizmente foi o dia de seu enterro, mas ele deve se sentir muito feliz e orgulhoso por ter uma filha como a senhora, tão empenhada em transmitir seus ensinamentos, atos e pensamentos e, o faz com um amor tão puro e sincero que nos remete a cultivar um amor forte a uma pessoa de tão pequeno ou inexistente convívio.
Agradeço ao meu Avô por ter nos deixado alguém tão especial como a senhora para nos ensinar e nos guiar por um caminho iluminado de busca do crescimento espiritual e pessoal, a luz do ensinamentos trilhados por ele e tão bem continuados pela senhora.
Obrigado
Um beijo em seu coração
Seu filho
Marcelo
Mukuiu meu Avô
Mukuiu minha mâezinha