PLANTAS MEDICINAIS

As plantas medicinais são utilizadas pela população desde as antigas civilizações, e a partir daí, o ser humano, baseado nas experiências adquiridas em observar animais que faziam o uso das plantas quando doentes, foi aprendendo a conhecer as propriedades medicinais de cada vegetal. Esse conhecimento empírico transmitido de geração em geração, foi de fundamental importância para que se pudesse compreender e utilizar as plantas medicinais como recurso terapêutico na cura de doenças que afligiam o ser humano.

A utilização das plantas como remédio provavelmente seja tão antiga quanto o aparecimento do próprio homem.

A evolução da arte de cuidar da saúde possui numerosas etapas, porém, torna-se difícil delimitá-las com exatidão, já que a medicina esteve por muito tempo associada a práticas mágicas, místicas e ritualísticas.

A preocupação com a melhora dos desequilíbrios energéticos do organismo, ao longo da história da humanidade, sempre se fez presente. Sabemos que os alquimistas, na tentativa de descobrir o “elixir da vida eterna”, contribuíram e muito na evolução da arte de cuidar da saúde.

Um grande avanço na terapia foi dado por Paracelso que defendia a teoria da “assinatura dos corpos”, segundo a qual as plantas e animais apresentavam uma “impressão divina” que indicava suas virtudes curativas.

De acordo com essa teoria, a semelhança da forma das plantas, aos órgãos humanos determinam o seu efeito curativo sobre estes como, por exemplo, algumas hepáticas, apresentando formato parecido a um fígado, eram utilizadas para curar moléstias de tal órgão.

As plantas pelas suas propriedades terapêuticas ou tóxicas adquiriram fundamental importância na terapia popular.

A flora brasileira é riquíssima em exemplares que são utilizados pela população como plantas medicinais. Toda planta que é administrada de alguma forma e, por qualquer via ao homem ou animal exercendo sobre eles uma ação farmacológica qualquer é denominada de planta medicinal.

Através dos dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), constata-se que o uso de plantas pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos anos, sendo que este uso tem sido incentivado pela própria OMS.

NOTA: Este conteúdo faz parte do Curso Bio Energia e Plantas Medicinais, ministrado pela Professora Solange Buonocore  e contém suas opiniões e ideias, baseadas em sua formação acadêmica e consultas em fontes seguras e confiáveis

Plantas Medicinais