Muitas pessoas pensam que cuidando de sua mediunidade, fazendo a caridade,ministrando benefícios espirituais, que estão se espiritualizando. Que ser bom , trabalhador, honesto, esta no caminho da espiritualidade. Que todo Sacerdote é uma pessoa de evolução espiritual.
Como Yalorixá ,aprendi dentro de nossos fundamentos, que cada um é um. Cada um de nós tem uma energia. Logicamente para cada crença ou religião, existe uma forma de descrever esta essência. Pois bem; é esta energia que melhoramos ou não. Tive o privilégio de ter tido um Pai espiritualizado, quem me levou para o caminho do crescimento. Tive também a felicidade de ter entidades que sempre me orientaram para que continuasse a busca da minha Espiritualidade. Minha escolha é, e sempre será….. Caminhar …..Tendo eu , esta oportunidade de aprendizado e escolha , dentro da minha fé religiosa e da minha vida , compartilho os ensinamentos e experiências com meus filhos e com mais pessoas que se interessam pelo crescimento pessoal.
Crescer , ser espiritualizado é ter o controle sobre si mesmo. É se conhecer, é definir sentimentos . Olhar para dentro e ver tudo o que temos de bom e de ruim, sem
desculpas, restrições, julgamentos O primeiro passo é Aceitar de que forma somos , só nos conhecendo é que podemos começar nossa jornada.
-Ser culto, não quer dizer espiritualizado.
-Ser Sacerdote não quer dizer ser espiritualizado.
-Ter conhecimento, não quer dizer ser espiritualizado.
Ser Espiritualizado é ter Sabedoria,
Liberdade se Sentimentos.
Ser Você para Você.
Ser Feliz,
Ser Saudável.
Ser Próspero.
Ter Paz.
Na minha próxima postagem, editarei uma estória que uma entidade minha contou, para nosso maior esclarecimento sobre ESPIRITUALIDADE.
ATÉ LÁ ,
Solange
Muito bom esse post que a Senhora acaba de nos presentear. Obrigado
”…Crescer , ser espiritualizado é ter o controle sobre si mesmo. É se conhecer….Olhar para dentro e ver tudo o que temos de bom e de ruim, sem desculpas, restrições, julgamentos O primeiro passo é Aceitar de que forma somos…”,
Que excelente ferramenta, um ótimo “start” para que eu possa crescer Espiritualmente. Esse olhar interno, profundo e que não busca julgar, culpar ou se desculpar…isso é muito importante .
Proponho-me a ter coragem e fazer isso.
A Senhora falou na sequência dos passos… que o primeiro é EU me Enxergar como sou e o segundo, mais importante e crucial, Aceitar de que forma sou. Passar pelo primeiro não requer tanto, apenas que seja muito honesto comigo mesmo. O segundo que são elas: Aceitação. Como lidar com isso se da forma como ajo tenho plena convicção de o que faço , e como faço, é certo e verdadeiro? Independente de ser uma pessoa vaidosa ou humilde, pois não é essa a questão, mesmo sem ter qualquer intenção pré-determinada em minha forma de agir, até comigo mesmo, acredito estar certo….Seria a desculpa-da-desculpa para justificar minhas atitudes?
Como num ciclo infinito retorno ao primeiro passo: enxergar como sou.
Pergunto: Ter um espelho que refletisse minha verdadeira imagem, sem que para isso tenha que “pagar” por um julgamento condenatório seria ótimo para que eu aceitasse o que tenho de melhorar em mim, como fazer uma auto avaliação através da própria lente da espiritualidade que tenho neste momento de minha vida?
Obrigado.
Em tempo: Gostaria de fazer um pedido aos Amigos e Amigas que acompanham o Oriluz: vamos debater as idéias aqui postadas para que possamos atingir com mais rapidez a proposta primordial do espaço: Crescer Espiritualmente. É tão gratificante conhecer uma opinião diferente da que temos. Valeu.
Bom dia, Chiata .
Esta auto avaliação, deve ser feita sobre os nossos sentimentos. Qualquer sentimento que vc tenha é sua VERDADE. Estou impaciênte… esta é sua verdade no momento. Porque estou impaciênte?
A fila esta demorando a andar. Esta sua
interpretação, é a desculpa que vc acha para não ter paciência .Sentir-se impaciênte é um sentimento de paz para vc? Claro que não.Então reconheça, ACEITE que vc é impaciênte e mude este sentimento na hora em que vc esta vivenciando este evento.Comparação: No final do expediente, quando vc deixou sua mesa limpa de papeis,e tudo resolvido no dia, como vc se sente? Talvez cançado, mas em Paz, sentimento de tudo concluido, realizado.Com planos para o dia seguinte.Do contrário certamente achará uma desculpa: A culpa nunca será sua mas de alguem. Qual o sentimento? Será paz? Não…e sim frustação, incompetencia, desanimo, falta de motivação para o dia seguinte. A aceitação esta justamente em recohecer o que sentimos. Quando reconhecemos não tem mais motivo para julgamneto.
Agradeça ter reconhecido a tempo este sentimento que lhe rouba a Paz.
Procure ter sentimentos bons durante seu dia
Espero ter esclarecido.
Mãe.
Obrigada minha Mãe por mais um ensinamento tão valioso. Eu entendo que o autoconhecimento é o nosso trabalho aqui. Mesmo sendo algo tão incentivado por tantas práticas, é muito comum as pessoas se distraírem de si mesmas. Essa distração acontece porque é fácil demais nos influenciarmos pelo ambiente, por outras pessoas, por conceitos e crenças, mas como a Senhora bem explicou, se prestarmos atenção aos nossos sentimentos poderemos ter mais poder de decisão, pois aceitando nosso sentimento fica mais fácil sabermos o que é nosso e o que não é.
E quando o sentimento não é bom, eu tenho me esforçado para mudar o foco com alguma lembrança boa, como por exemplo: ter visto o meu filho gargalhar pela primeira vez quando tinha dois meses de idade. Pensando bem, tenho muitas lembranças boas e muitas bênçãos no momento presente…
O caminho é longo, mas vou imitar o Chiata e também vou me propor a ter mais coragem de assumir meus verdadeiros sentimentos e chegar mais rápido à verdadeira Alegria!!
Que todos os Orixás lhe abençoe, hoje e sempre!
Olá Eliana.
Fico muito feliz de poder estar contribuindo com os encinamentos que tive.Pois bem:Vamos continuar nossa jornada com muita Alegria!!!
Que os Orixás abençoe a todos nós.
Mãe.
Mãe Solange,
Em minhas reflexões, sempre me perguntei se poderia me considerar uma pessoa espiritualizada… Já pensei q é fazendo a caridade q estou no caminho certo, mas deixei-me levar por uma vaidade desnecessária e caí em contradição… Hoje sei o significado do verdadeiro sentido da caridade e não me deixo levar pela vaidade dos ignorantes… Durante muito tempo quis apresentar-me ao outro como uma pessoa forte, sem medos, frustrações, conflitos internos… E novamente segui o caminho errado, pois como Ser Humano, isso faz parte da vida e tudo depende de como eu aceito e trabalho isso dentro de mim, para poder crescer e ser realmente uma pessoa forte ou então, ser apenas uma pessoa q se esconde atras de uma couraça e que não tem coragem de crescer, amadurecer, pois esse processo, dói muito… Depois desta e demais reflexões, resolvi encarar tudo isso de frente e resolvi crescer a amadurecer! Iniciei com a forma de me tratar, comecei a me respeitar, a não deixar ultrapassarem o meu limite, a viver por mim e para mim, a não depender dos outros para ser feliz e descobri que este é o primeiro caminho caminho a ser trilhado para conquistar o meu amadurecimento e minha espiritualidade! A trajetória é longa, mas quero percorrer este caminho… Hoje vejo que nem todos vivem assim! É muito fácil dizer: eu me amo, eu me respeito, mas não ter personalidade própria, querer ser igual ao outro, mudar sua forma de ser para agradar o outro, poder estar ao lado do outro… Isso é uma grande forma de desrespeito a sí mesmo. Então, como a Sra. disse acima, realmente ser espiritualizado é: ter Sabedoria, Liberdade de Sentimentos, Ser Você para Você.
Ser Feliz e com todo respeito, completo esta definição com: É se amar e Respeitar-se, saber dizer Não, sem medo e culpa, é ser você mesmo.
Obrigada por este espaço de trocas de idéias e principalmente, de conhecimento sobre o Ser Humano!
Bjks no core,
Paz e Luz sempre!
Sua filha amada,
Dedéca
Ehhhhh, sempre achei e tenho agora mais certeza. O que eu sei e o que venho aprendendo, nada mais é do que um grão de areia em comparação a tudo que tenho para aprender ou que eu possa aprender um dia…
Mãe,
Texto bacana, refrescou-me a memória…
Obrigado
Beijos
Jonathan