
A Mediunidade pode se manifestar de várias formas, sendo possível uma pessoa ter mais de uma forma de manifestação.
Desde a idade infantil até a meia idade pode-se desenvolver qualquer tipo de Mediunidade.
Tipos de mediunidade
•Incorporação e Desenvolvimento
•Efeitos Físicos
•Videntes
•Clarividentes
•Auditivos
•Psicografia
•Médiuns Curadores
•Sonambulismo
•Intuição
•Psicofonia
Incorporação e Desenvolvimento
É a manifestação de um espírito no corpo de um médium, isto acontece através de uma vibração do espírito sobre a consciência do médium. Temos então o médium consciente, o semi–consciênte e o inconsciente.
Qual a diferença entre eles?
Nenhuma!!!!
Se tiverem uma boa orientação durante o seu desenvolvimento.
·O que é um médium consciente?
– É aquele que vê, escuta tudo e não tem domínio sobre sua vontade, é totalmente manipulado pelo espírito.
·O que é um médium semi-consciente?
– É aquele que como o consciente não tem domínio sobre sua vontade, porem tem momentos em que sabe o que diz o que vê e em outros momentos não. Fica como um sonho. Não se recorda direito do acontecido.
·E o que é o médium inconsciente?
– Como o próprio nome diz, não se lembra de absolutamente nada, não tem domínio algum sobre si próprio. Este tipo de médium é mais raro. A vibração do espírito toma conta total de sua consciência e de seu sistema neurovegetativo.
Coisa que não acontece com os outros tipos de médium.
Como acontece a incorporação?
A incorporação é um estado em que nosso consciente tem a interferência de outra energia, ou seja, de um espírito. Este espírito tem que dominar primeiro nosso consciente para depois atingir nosso subconsciente, é o que chamamos de desenvolvimento.
O médium vai então aprender a se soltar, a não deixar o consciente dele interferir na vibração deste espírito. Um médium bem orientado só tem a crescer sua mediunidade, desenvolvendo outras capacidades como intuição, vidência, audição, etc..
Como saber se sou médium de incorporação?
Alguns sintomas se manifestam antes da incorporação. Batimentos cardíacos acelerados, sensação de desmaio, mãos e pés gelados e transpirando, enjôo, tontura, arrepios, tremores. Sonham que estão incorporados.
Desenvolvimento da mediunidade.
O espírito que ocupa nossa mente tem que ser esclarecido, para poder nos encaminhar para o crescimento, para a luz. Se o médium só recebe espírito sem luz, que não seja esclarecido, vai ficando com sua energia turva e o médium vai enfraquecendo espiritual e fisicamente. A casos até de loucura.
Estes espíritos alimentam-se do ectoplasma do médium, isto é: da energia do médium.
Muitas vezes dizem coisas bonitas, falam em Deus, em amor, mas só falam, enganando as pessoas, Dizendo aquilo que elas querem ouvir e outras vezes o que está no inconsciente do médium.
O desenvolvimento é uma coisa muito séria. O médium tem que ser muito bem orientado, por um dirigente competente, que tenha conhecimento, que possa saber avaliar a espiritualidade do médium e por conseguinte do espírito com quem vai trabalhar.
Acontece de muitas pessoas desenvolverem sozinhas. Isto pode acontecer, ter uma primeira incorporação, depois outra e outra, sendo que sem nenhuma orientação o médium corre um grande perigo de estragar sua mediunidade, pois não conhece a vibração que sente, não tem domínio sobre seu consciente, misturando as estações.
Como somos energia temos ondas energéticas que são armazenadas em nosso corpo tornando-nos assim um receptor, como um rádio.
Um rádio desligado é mudo, não capta nada. Um radio ligado, porém sem antena, tem uma péssima transmissão, tem um som ruim, as estações se misturam, a gente vira para um lado e para outro para ver se melhora a transmissão.

Então temos um rádio que liga emite som, mas não tem uma boa sintonia. Mas ele não deixa de ser um receptor.
O médium é o rádio que quando nasce está ligado, tem energia, acendeu a luzinha nele, mas não transmite nada porque não esta sintonizado.
Quando começa o desenvolvimento ele vai começar a aprender a regular a antena para se sintonizar com outras ondas. Se ele for captar AM vai sintonizar AM ou outra onda qualquer. Até a onda de uma rádio pirata.
– Vamos esclarecer……. O médium só vai atrair um espírito que esteja em sua sintonia, na mesma onda de entendimento. Quanto mais o médium se aperfeiçoa em sua espiritualidade, mais sua entidade se aperfeiçoa também e há uma troca, entidade e médium em crescimento.

O mecanismo é este :
O médium serve a entidade e a entidade serve ao médium. Como a entidade não tem corpo para embaçar sua visão aprende com muito mais facilidade que o médium.
Exemplo: Um médium que estudou medicina, dentro de seu inconsciente esta tudo guardado, e entidade vem e usa aquela ferramenta do médium para trabalhar. As vezes um espírito faz cirurgia espiritual e ele não foi médico, mas o médium sim e vice e versa.
Este mesmo médium que estudou medicina é uma pessoa ignorante, prepotente, vaidosa de si, egoísta, gananciosa. É medico porque lhe da status e dinheiro. Que tipo de entidade este médium vai receber? Uma entidade que também tem que aprender, mas com plena consciência que vai ter que trabalhar junto ao médium todos estes sentimentos negativos.
Neste momento entra o conhecimento do dirigente do desenvolvimento, mostrando para o médium o caminho da luz.
E para a entidade? As vezes se faz necessário, mas normalmente por eles terem a consciência mais clara, entendem mais rápido.
Vivemos aprendendo, tanto quando estamos encarnados ou não. Quando uma pessoa tem mediunidade de incorporação eu acredito ser um privilégio, por poder interagir com um espírito. Os conhecimentos adquiridos levam para o crescimento espiritual de ambos.
O aprendizado nosso e dos espíritos é no plano terrestre, onde podemos por a prova nosso entendimento, evolução. Se fosse para ser tudo no plano espiritual não haveria motivo para encarnarmos e nem de recebermos espíritos.
Porém todos têm seu livre arbítrio, podem andar ou parar… voltar nunca. Aquilo que você aprende está aprendido. Pode não estar compreendido, mas quando isso acontece não tem como negarmos o conhecimento. Pois nossa essência aceitou aquilo, sem julgar se é certo ou errado.
Eu quero encarnar para aprender, ou eu não quero encarnar. Acho que estou bem assim, sei tudo.
Normalmente são estes espíritos que perturbam os outros e quando encarnados continuam perturbando.
Médium de Efeitos Físicos.
Estes se dividem em dois tipos:
- Os naturais, que são aqueles onde os fenômenos acontecem involuntariamente, muitas vezes quando estão em repouso;
- Os facultativos, eles que provocam os fenômenos. Exemplo: URI GUELER.

Os Médiuns Videntes
São aqueles que tem a capacidade de ver os espíritos, aura das pessoas,

Clarividentes
São aqueles que vêem acontecimento do futuro e do presente que estejam acontecendo em outro lugar, por exemplo: outro País.
Auditivos
São aqueles em que conseguem ouvir sons de outra dimensão, vozes de espíritos, músicas.
Não confundir com Esquizofrenia, que é uma doença mental. Nem sempre o Esquizofrênico é doente, mais na sua maioria o é.
Psicografia
São médiuns que escrevem mensagens dos espíritos, tem dois tipos de psicografias:
- As mecânicas que são aquelas em que o médium não sente incorporação, ele é um instrumento mental, os espíritos usam apenas sua mente;
- Os semi-mecânicos que são aqueles em que os espíritos usam a mente e o braço do médium, que chega a ficar adormecido enquanto ocupado como instrumento das entidades.
O mesmo processo é para a pintura mediúnica, tendo acontecido em alguns casos a incorporação total.

Médiuns curadores
São aqueles que tem o dom da cura. Tanto faz ser por método de incorporação, ou de toque na pessoa, passando energia curativa. Este também é um dos casos mediúnicos de Terapeutas.

Sonambulismo
É um tipo de mediunidade onde muitas pessoas, quando tem que desenvolver, quando criança se manifesta com o sonambulismo. Mas a casos em que este tipo de mediunidade se desenvolve involuntariamente. A pessoa chega na fase adulta e continua com sonambulismo. Conversa com espíritos em voz alta, tendo visão total do espaço físico. Exemplo: a pessoa sabe o que acontece na sala, no quintal, quem chega e quem sai. É intermediaria entre os espíritos e as pessoas, dizendo o que pode vir a acontecer.
Este é um manifesto do próprio espírito da pessoa, não havendo incorporação, mesmo que pareça ser.

Intuição
Esta é a faculdade mais comum entre os médiuns, sendo que alguns a tem mais desenvolvida. È um tipo de mediunidade que faz parte de todas as outras. A intuição é aquela voz que fala dentro da gente:
- Vai e faz,ou não faz;
- Esta pessoa é confiável, esta não é.
Aquela intuição que mãe tem. A mulher é mais privilegiada do que o homem nesta parte intuitiva, é o sexto sentido feminino.
As pessoas que trabalham com Oráculos, Tarô, Runas, Jogo de Búzios, Quiromancia, já nascem com esta mediunidade mais desenvolvida.
Temos que tomar cuidado para não misturar a intuição com pensamentos, o que ocorre muito, mesmo com pessoas já bem desenvolvida e com intuições vindas de entidades. A intuição própria e a “voz” que te fala. A intuição de uma entidade é aquela em que você pense ou diz uma coisa e faz outra.

Psicofonia
É a mediunidade da fala, isso acontece muito com sacerdotes, quando falam aos fieis. Normalmente falam e quase não se lembram de tudo o que foi dito. Isto acontece também com grandes oradores, professores. É uma mediunidade que também só usa a mente, não é incorporação.

Para finalizar: qual é a responsabilidade do Médium?
O médium de incorporação é o mais cobrado em suas responsabilidades, pois dele depende a sua evolução pessoal e de seu companheiro espiritual. Por este motivo sua espiritualidade tem que estar sempre em crescimento, para que aja uma integração de clareza entre ele/médium e espírito, para ter o que oferecer aqueles que vem em busca de ajuda e de luz. Afinal é um compromisso feito em outra dimensão para ser executado neste plano terreno. Este tipo de entendimento deve ser para todos os tipos de médiuns, afinal cada um tem uma missão a cumprir.
O médium tem que ter cuidado com o fanatismo, coisa que o leva, a incorporação de espíritos aproveitadores. Achando-se até que o médium esteja mistificando. A mistificação não existe, lembrem-se que somos uma antena e se estivermos maus sintonizados atrairemos um espírito de uma baixa freqüência. O fanatismo é um deturpador mediúnico.
Nossa Energia
Vamos entender esta energia? Você escuta sua avó dizer desde que se entende por gente.
– Leve esta criança para benzer que o que ela tem é quebranto.
O que é o quebranto? É a energia que recebemos de pessoas, alimentos ou aromas contrários a nossa energia. O excesso de admiração dá quebranto, se for uma energia mais alta do que a nossa, é o que acontece com os bebes. Quando sentimos um perfume forte, ou comemos algo que não cai bem, isto é quebranto.
E o que é a Inveja?
A inveja é a energia negativa, enquanto o quebranto trás o mal-estar por uma energia mais forte que da pessoa por admiração, a inveja traz por um sentimento de inferioridade, falta de competência. A pessoa invejosa sente-se diminuída.
– Porque ela tem e eu não tenho? Um bom emprego, um bom casamento, amigos, alegria de viver etc…
Portanto ao recebermos estas energias não ficamos bem. No caso do quebranto vamos a benzedeira e melhoramos, na inveja temos que cuidar da boca, ficar com ela fechada e alguns cuidados para estar afastando esta energia que na maioria das vezes não deixa nossa vida andar. Porque a pessoa que nos inveja pensa, e toda vez que pensar em nós vai pensar de forma negativa.
O perigo é que nunca sabemos qual é o pensamento das pessoas. Você compra um carro novo e vai mostrar para seu irmão todo empolgado, ele diz.
– Que legal que bom, fico feliz por você.
Ele diz isto, mas será que sente isto? Será que no fundo do coração, sente não poder ter um carro igual ao seu? Ou sente-se incapacitado por não conseguir um?
Pois é: inveja é um sentimento. Este sentimento gera uma energia, que todos nós médiuns
recebemos, acreditando ou não.
Dependendo da sensibilidade do médium ele vai desenvolvendo suas capacidades mediúnicas, cuja capacidade depende do grau de conhecimento e entendimento.
A palavra chave para todos nós, que somos médiuns, sem exceção é
ESPIRITUALIDADE.


Axé Ô!!
Mãe Solange
Pingback: Vibrações e seus Sintomas - Oriluz
Sua bençã mãe Solange, Muito axé na sua vida.
Mãezinha, vamos lá, rs… Eu estou conhecendo a umbanda a aproximadamente 2 anos, e um ano atrás me disseram que eu era rodante, fiquei mega desesperado rs, pois não queria, mas enfim no inicio desse ano me abri para que a pessoa que cuida de mim chamasse pela entidade, ele veio. Não tenho desenvolvimento, tentou chamar ele mais duas vezes só que era mais eu do que ELE, e com isso a pessoa que cuida me disse que é melhor esperar, que quando ele quiser se manifestar ele vai, que não preciso desenvolver, porque é no tempo dele. Não tem nada que possa fazer pra ele vir firme? ou para eu desenrolver …