Clara Nunes
Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes (Paraopeba], 12 de agosto de 1942 — Rio de Janeiro, 2 de abril de 1983, foi uma cantora brasileira, considerada uma das maiores intérpretes do país. Pesquisadora da música popular brasileira, de seus ritmos e de seu folclore, Clara também viajou várias vezes para a África, representando o Brasil. Conhecedora das danças e das tradições afro-brasileiras, ela se converteu à umbanda. Clara Nunes seria uma das cantoras que mais gravaria canções dos compositores da Portela, sua escola do coração. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam disco.
Mãe Solange
Que bela homenagem à Clara Nunes, que trouxe através de seu canto homenagen aos nossos Orixás…De forma alegre, apresentou um pouco da história do Cambomblé e dos Orixás…
Sem contar das suas outras inúmeras homenagens:
Yansã cade Ogum? Foi pro mar…
O Mar serenou quando ela pisou na areia, quem samba na beira do mar é sereia…
Morena de angola que mexe o chocalho amarrado nas canelas…
É água no mar, é maré cheia ô, mareia ô, mareia…
Filhos de Gandhi, Badaue, Ilê Alê Malê de Balê Ojú Obá…
Parabéns a Sra. por postar este vídeo em seu blog, que trouxe muita emoção ao meu coração, sem dizer que quando cantamos aos Orixás, estamos mais próximos deles, uma música cantada para Santo com alegria, amor, é Axé!!!
Bjks em seu core, amada Mãe
Sua filha amada,
Dedéca